terça-feira, maio 18, 2010

Great Day!

Elogio aos meus 40 anos!


Hoje e porque faço 40 anos ,apetece-me , auto-promover-elogiar-me-criticar-me-pouco!
Sim, podem acreditar ,que  fico bem em qualquer casa, sou um elemento positivo, um astral do melhor que há, um bom bocado de criança-adolescente-mulher , adaptável a quaquer feitio e decoração de interiores de almas e corações!

Sou o exemplo vivo do conseguir ficar quieta e ver tudo a acontecer á minha volta. Sim , eu sei, contra mim falo, tenho falta de iniciativa. Nada que não tente melhorar, ultrapassar todos os dias.

Comecei há bem pouco tempo a olhar mais para mim. Já andava farta de gastar dinheiro . em médicos por causa dos torcicolos , de tanto olhar para o lado. Por isso, não sou muito ousada, no meu aspecto exterior. Na cor das unhas , é vira o disco e toca o mesmo. Cores de roupa , gosto de quase tudo, menos do cor -de -rosinha e d o amarelo.
Não gosto que usem roupa igual á minha, perfumes ou brincos. Mas se acontecer ,paciência.

Sou demasiado evidente e não consigo esconder decepção, tristeza ou o contrario as ,alegrias e sortes que a vida me dá.
Sei perfeitamente onde errei e parei, em vez de avançar e correr. Não gosto nada de me sentir arrependida pelo que já está feito , pelo que passei ou pelo que falei. E tento não o fazer. Aprendi a muito custo, a ficar quieta quando aquilo que quero e desejo não depende só de mim.

Se vir o mesmo filme 5 vezes, choro sempre com a mesma intensidade, nas mesmas cenas. Tenho medo de voar de avião, mas não demonstro. Tenho medo do escuro, e de ficar sozinha em casa.
Não sou de desistir antes de tentar e quero experimentar todos os tipos de aventura, antes de morrer.
Falo com qualquer pessoa e muitas vezes , sem ter noção disso, toco nela.
Não tenho jeito para reclamar, trocar coisas na minha vida,: nem objectos, nem pessoas.

Nunca sei onde alguém estacionou o carro.Nem sequer o piso.Mas se for numa rua de Lisboa, isso já é diferente . Conheço –a , como a palma da minha mão !.
Gosto de tudo o que é Português e recuso- me a comprar fruta espanhola, chilena ou francesa( ok, talvez umas bananas e uns maracujás, mas só !)
Gosto de sopa de tomate; de gaspacho e cascas de batata frita. Gosto de comida portuguesa, tudo, tudo,menos favas e cabeça de peixe cozido!Gosto de rapar um tacho onde se tenha feito arroz doce.Sou um bocado para o compulsiva no que toca a tarte de limão, mousse de maracujá e melancias!
Gosto do cheiro a canela e de manjericão ; Gosto de experimentar todos os novos sabores de pastilhas elásticas, principalmente quando tem lima ou limão no meio….Gosto de Cornetto de Morango e agradeço profundamente ao Nuno Markl por ter convencido a Olá a reeditar o Fizz de limão.

Odeio perder manhas a dormir quando está sol lá fora
Gosto de banhos de imersão,gosto de andar descalça em casa,gosto de caminhar sozinha;
Gosto de voltar aos lugares onde já fui feliz.
Gosto de homens morenos, com olhos brilhantes , que gostem de crianças e de cães.
Gosto das 4 estações, da cor encarnada, azul e laranja. Não gosto de amarelo.

Gosto das memórias que tenho "do Algarve dos meus", do amassar o pão, do fazer dos folares, de ir com cestas de vime aos figos , da apanha da alfarroba e de comer ameixas quentes em cima das arvores. Do cheiro das estufas de melão e melancia.Do mungir leite da vaca para o pucarinho, de tirar os ovos do galinheiros cheia de medo das galinhas malucas .
Gosto de lembrar-me de como ,com 16 anos vinha de Vilamoura , Albufeira , até Faro numa 50, ás 7 da manha e subia com o meu irmão, pelas paredes acima , sem que os meus avós se apercebessem sequer que tínhamos saído! Gosto deste gostar de um Algarve que poucas pessoas conhecem, de praias que foram vistas por mim, e que agora são resquicíos daquilo que eram.
Gosto muito de ver,de  mexer em camaleões e tenho saudades, muitas saudades quando ia da Praia Verde a Manta Rota com um em cima do ombro.

Mas o que me agrada , neste dia em que faço 40 anos , é que embora até agradecesse um bocadinho de mais juízo, é de poder dizer, gritar , até cantar que não me sinto com esta idade, que não é verdade. Que acredito piamente naquilo que se diz por aí. Que os 40 de hoje, são os 30 de antigamente.
Que continuo a querer andar de mota, a saltar de um avião e de passar os dias em concertos !

Gostava de dizer que estou mais calma, que não amo o Bairro Alto, que não sou defensora acérrima de Lisboa e dos Lisboetas. Porque já tenho idade para o  o correcto ,para ser uma senhora, certinha, a dar o belo do exemplo é…….mas eu odeio o certinho, o perfeitinho e quero continuar a beber leite Vigor do pacote, a despir me e não arrumar a roupa, o sair de casa a correr sem fazer a cama, a esconder-me atrás das portas cá em casa e pregar sustos aos meus filhos….

Hoje, com 40 ,gosto especialmente de mim. E os dias que não gosto estão com tendência a diminuir, comparando com os dias que gosto !
Gosto da minha vida, e agradeço a tudo e a todos ,que me ajudam a ser a pessoa que sou, aos 40 anos !

Facebook


Hoje, desde a meia noite , sinto-me a actriz principal do facebook.
And feels good!