terça-feira, maio 25, 2010

Ismael e Chopin

Uma janela aberta, uma música tocada ao piano pelo filho Martim, e um coelho a passar em plena planície alentejana deram a Miguel Sousa Tavares a inspiração para o seu novo livro infantil.

«Ismael e Chopin» conta a história da improvável amizade entre o coelho bravo Ismael (uma homenagem a Moby Dick) e o jovem músico Chopin, com ilustrações de Fernanda Fragateiro.

Sobre «Ismael e Chopin», o jornalista diz: «É o melhor livro que escrevi até hoje» e explica porque é que gosta tanto deste género de escrita: «Escrever para crianças é um dever cívico, é quase um serviço público. Acho que se devia fazer um teste a todos os autores e quem nem soubesse escrever um livro para crianças não devia editar mais. É essencial. Temos de lutar pelos livros e começa-se a lutar pelos livros em pequeno e não em grande. Estou em cruzada contra os livros electrónicos, contra o facilitismo. E a minha contribuição é tentar escrever o melhor que sei para crianças», assegura.

Concordo contigo,Miguel, e eu ajudo-te nesse teu serviço publico, comprando o teu livro o mais rapidamente possivel!

Top 10 ( 7º)

Há dias assim.Poucos, mas há.

Poucos, porque quando me sinto enfraquecer , vou buscar as forças, nem sei bem onde.

O casamento acaba, os vidros partidinhos em mil ,continuam a pedir -me , põe me no lixo, mas qual quê, toca de arranjar a energia para não deixar as ervas daninhas invadir o canteiro, as paredes descascarem, os filhos sofrerem mais ainda.
Cansada, doente  para não dizer podre, lá vem o bilhetinho na caderneta a avisar que tenho reunião na escola ,sobre a avaliação e comportamento dos meus filhos.O leite acaba, iogurtes e bolachas  tambem e a e as contas continuam a aparecer , e nunca têm fim!
Sinto o coração a apertar ao saber ,que afinal consigo viver sem grandes actores e quem nem  sequer tenho tempo para os aplaudir, porque entretanto   alguém chama o meu nome , para avisar que acabou o papel higiênico ....

Aviso

Nunca é demais, avisar que quando alguem se chegar ao pé de voces e vos disser:

"És uma mulher maravilhosa, , fantástica...nunca vou encontrar ninguem como tu". Não duvidem, que por essa altura já encontrou.
Por isso fujam, rapidamente, benzam-se e rezem para que nunca mais apanhem esse virus, "cobardus a tentar ser honestus" para o qual não existe imunidade!