domingo, julho 04, 2010

Filme " A Flor do Deserto"

Baseado no livro a Flor do Deserto e em factos reais, estamos a falar de um assunto que nos dias que correm ainda, lamentavelmente, continua acontecer. A mutilação genital feminina. .


Para quem ainda não sabe, a Mutilação Genital Femininaé uma prática que consiste na extirpação total ou parcial do clitóris das meninas, quando chegam a uma certa idade, e é comum em muitas culturas mundo afora, em especial  em certas regiões de África. Embora não haja uma base religiosa para isso é nomeadamente entre os muçulmanos que a extirpação genital das mulheres é mais presente, embora cristãos a pratiqueme até judeus .

Um pedaço dos lábios da vagina é arrancado, num ritual doloroso e normalmente sem a presença de um médico, para que a mulher não sinta prazer sexual e seja, assim, mais "pura". O nome técnico desta selvajaria é "excisão genital", ou seja, uma especie de pequena "amputação".

A origem exacta da MGF continua desconhecida; talvez seja feita há milhares de anos, como uma tentativa de controle e subjugação das mulheres pela sociedade patriarcal. Textos antigos dão testemunho deste costume antes do cristianismo e do islamismo. Já . Hoje, muitos países proíbem esse costume, por ser cruel e por em risco a saúde física e mental das vítimas, muitas das quais sangram até morrer.

A UNICEF acredita que no espaço de uma única geração a MGF possa ser erradicada, contanto que haja para isso um esforço educacional e cultural. No Egipto, proibiu-se a mutilação alegando-se o seu carácter claramente "anti-islâmico", a mesma iniciativa sendo feita na Arábia Saudita, com o incentivo da família real. Países africanos como Quénia e Tanzânia tentam substituir o costume com a introdução de um rito de passagem para as meninas entre dez e treze anos onde toda a aldeia participa e no qual, ao final, elas recebem lições sobre feminilidade e a cultura de suas tribos.

A ex manequim e hoje activista pelos Direitos Humanos Waris Diiriye , conta -nos  atraves deste filme uma historia de vida  chocante..  Trata-se dela, jovem ,que veio da Somália e por obra do destino chegou a Londres e conseguiu mudar a sua sorte. Para quem não leu o livro, leia. Para quem o leu, vá também. E leve alguém consigo para que esta situação seja divulgada e condenada. Um bom filme sobre uma história verdadeira. Fotografia excelente.

Preparem-se para sair do filme derreados, impressionados com a crueldade de um costume praticado ainda  hoje. Eu fiquei. Revoltada.Emocionada.E só me perguntava a mim mesmo, porque é que nunca se ouviu  falar em tempo algum ,da Mutilação Genital Masculina??!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

as horas dos dias